sexta-feira, 22 de abril de 2011

Rio Pavia, de esgoto a céu aberto a viveiro de trutas

 


Rio Pavia, de esgoto a céu aberto a viveiro de trutas
Viseu
Há 15 anos, o rio Pavia era um esgoto a céu aberto que atravessava a cidade de Viseu, hoje pescam-se trutas nas suas águas. Uma conquista da natureza que teve a ajuda humana de 6 milhões de euros. O curso de água atravessa Viseu de norte para sul, mas é de todos os pontos cardeais que atrai pessoas para as suas margens desde que deixou de ser um esgoto a céu aberto e as suas margens passaram a ser jardins cuidados. Ainda há uma década, o rio Pavia repelia quem dele se aproximava e multiplicavam-se as queixas de moradores por ser insuportável o cheiro nauseabundo que exalava graças aos esgotos por tratar da cidade e aldeias próximas que recebia no seu leito.
Renaturalizado
O vice-presidente da câmara de Viseu, Américo Nunes, biólogo de formação, explicou desde 1995 a Autarquia esforça-se para devolver o Pavia á cidade, mas sublinha que “é preciso ser realista” e ter em conta que se trata de um rio que foi renaturalizado graças á introdução de açudes e comportas que asseguram um espelho de água permanente.
E se é verdade que se fazem concursos de pesca á truta, Américo Nunes lembra que essa espécie só aguente algumas épocas do ano “porque no pico do verão a temperatura da água dificulta muito a sua sobrevivência”, mas o mesmo não acontece com os ciprinídeos (bogas e pimpões) “que se dão bem no Pavia todo o ano”.
Com os colectores de esgotos em todo o concelho atravessado pelo Pavia e a requalificação das margens, através de investimentos da Autarquia, fundos comunitários e do programa Polis, num total superior a 6 milhões de euros, falta agora uma das últimas fases, explicou o autarca, que é a construção de uma barragem (da Frágua) a montante, para permitir, entre outras valias, abastecer de água fresca o Pavia no estio.

Fonte: Jornal de notícias norte (terça-feira 19 de Abril 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário